Empresa

Uma história de trabalho, força e entusiasmo...

A IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS JAN S/A é uma empresa de sucesso, com marca internacionalmente reconhecida, uma história de trabalho, força e entusiasmo do homem com o desenvolvimento da tecnologia agrícola.

Possui uma sólida estrutura construída ao longo de anos de dedicação ao produtor rural, que resultou em uma empresa moderna, com amplas instalações e grande potencial tecnológico. Denominando-se G. JAN RAUWERS E FILHO, foi fundada em 29 de Agosto de 1960 por Gerrit Jan Hermanus Rauwers - imigrante holandês - e atuava na área de consertos mecânicos em geral e na produção de arados em condições artesanais.

No dia 1° de Junho de 1968 o Sr. Henricus J. J. Rietjens iniciou suas atividades na empresa e tornou-se sócio em 28 de Julho de 1970. A empresa passou a ser chamada "IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS JAN LTDA".

Dois anos depois foram inauguradas as novas instalações da Fábrica I. Em 1973 a razão social foi alterada para "IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS JAN S/A" e em 1982 o Sr. Henricus assumiu o cargo de Diretor Presidente e a empresa começa a conviver com um estilo de gestão mais arrojado e dinâmico - com os olhos no futuro e os pés no chão.

A forte ligação com a terra levou Henricus Rietjens, em 1984, a investir em uma grande área rural no Tocantins. Nascia assim, a Agropecuária Jan S/A , uma fazenda modelo na região para a criação de gado de corte e o desenvolvimento de lavouras de arroz, milho e soja.

Em 1986 a Jan adquiriu uma área com mais de 50 hectares, na cidade de Não-Me-Toque, destinada a realização de pesquisas.

Durante o ano de 1987 foi inaugurada a Fábrica III, que desenvolve atividades de usinagem e montagem de componentes para a linha de implementos JAN.

Empreendedorismo responsável, um selo da Jan

Com toda a sua expertise no agronegócio e com uma visão apurada de suas variáveis, a empresa entende que está pronta para diversificar e, em 1993 a empresa iniciou a fabricação de componentes de máquinas de empresas de porte internacionais. Uma estratégia inteligente para manter a sua solidez e enfrentar eventuais turbulências no cenário agrícola nacional e mundial.

Com o foco constante em inovar com qualidade, a Jan foi a primeira empresa de implementos e máquinas agrícolas brasileira a conquistar a certificação do sistema de qualidade conforme norma ISO 9000 em 1998, sendo esta a base para a melhoria contínua e conseqüente satisfação dos clientes.

As constantes modernizações fabris e o permanente desempenho inovador destacam a empresa como importante competidora nos mais exigentes mercados, garantindo grande participação no mercado brasileiro. Alguns países da Europa e da África e toda a América Latina comercializam os produtos da JAN, com uma linha completa voltada as necessidades dos agricultores durante todo o processo da produção.

Neste sentido, em 2007, a Jan deu um passo importante a partir da aquisição da fábrica da Metalbusch, marcando o início de sua trajetória no segmento de pulverização.

Atualmente a JAN possui 4 unidades fabris com área de 53.493 m² e cerca de 1.700 colaboradores diretos.