+55 (54) 3332-6500

+55 (54) 3332 6655

Não-Me-Toque / Rio Grande do Sul

decom@jan.com.br

Redes Sociais:

Jan Agronews

Jan Agronews / Agronegócio

Carretas graneleiras: solução eficiente para a movimentação de grãos durante a colheita e pós-colheita.

Considerando o cenário atual, melhorar a logística de transporte dentro da propriedade é uma necessidade.

Fazenda Progresso - Município de Uruçuí - PI

Com os recordes nas safras de grãos, a cada ano, muitas tecnologias vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir perdas, tanto na colheita como na movimentação pós-colheita.

Considerando o cenário atual, melhorar a logística de transporte dentro da propriedade é uma necessidade. A carreta graneleira é uma importante solução para a movimentação de grãos, trazendo mais autonomia, agilidade e praticidade ao produtor, além de economia de custos e tempo. Um investimento lucrativo para os produtores que garante mais eficiência e melhores resultados na colheita.  

É cada vez mais comum, no mercado, o surgimento de tecnologias que visam aprimorar as carretas graneleiras, equipando-as com sistemas mais efetivos e maior capacidade. Um dos principais aspectos refere-se à segurança do operador. Sobre isso, é importante destacar alguns pontos a serem observados durante as operações:

1) Pneus adequados: A utilização de pneus adequados para o eixo é fator chave para a segurança. Alguns produtores têm o hábito de utilizar pneus de tratores que não estão em atividade para a manutenção da graneleira, o que não é adequado, considerando que os pneus têm certa durabilidade e devido às condições severas do solo, quando reutilizados podem estourar, causando inúmeros prejuízos;

2) Mecanismos de descarga: Estudos apontam que a maior causa de acidentes com amputação de membros no meio rural está nos mecanismos de descarga (caracol e eixos cardans). Por isso é indicada a proteção do mecanismo de descarga (caracol) de forma a evitar que pessoas acidentalmente toquem com os pés ou mãos o equipamento, da mesma forma, o eixo cardan deve ter capa protetora para evitar que peças de roupas do operador sejam apanhadas e o operador acabe sendo puxado pelo equipamento.

3) Acompanhamento e manutenção: A garantia de segurança depende também de uma boa manutenção da máquina. Por isso, ter um acompanhamento especializado e realizar manutenções periodicamente, além de garantir a segurança, potencializa o trabalho e aumenta a vida útil do equipamento.

Com a finalidade de contribuir com o produtor, a Jan desenvolveu a linha de carretas graneleiras TANKER, equipada com tubo de descarga com acionamento hidráulico; depósito produzido em aço carbono, com alta capacidade e durabilidade, seguindo rígidos padrões de qualidade e segurança; e sistema de fácil acoplação ao trator.  Robustez, agilidade e segurança para um transporte e transbordo eficiente dos grãos, sem interrupções.

JAN AGRONEWS

Tags:

carreta graneleira, bazuka graneleira, tanker, tanker magnu, tanker fast, colheita, trasporte de grãos, transbordo de grãos, graneleira, agricultura de resultados, implementos agrícolas, transporte de grãos