+55 (54) 3332-6500

+55 (54) 3332 6655

Não-Me-Toque / Rio Grande do Sul

decom@jan.com.br

Redes Sociais:

Jan Agronews

Jan Agronews / Agronegócio

Mitos e verdades sobre os fertilizantes

Com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas, elaboramos uma lista de mitos e verdades sobre os fertilizantes.

Adubar mais é sinônimo de maior produtividade

Mito

Quando as taxas de aplicação de fertilizantes são muito altas, ocorrem danos por salinidade e toxicidades específicas de nutrientes, ocorrendo declínio do rendimento. Por isso é importante entender que uma lavoura nutrida é melhor que uma lavoura excessivamente nutrida.

 

O primeiro passo para definir quanto e qual fertilizante deve ser usado na lavoura é fazer a análise de solo.

Verdade

Essa é uma grande verdade na garantia da eficiência dos fertilizantes. Com a análise é possível conhecer a capacidade de um determinado tipo de solo e ajustar o uso de fertilizante de acordo com suas condições específicas.

 

Fertilizantes e agrotóxicos são a mesma coisa

Mito

Os fertilizantes são produtos orgânicos ou inorgânicos, utilizados com a finalidade de enriquecer o solo e nutrir as plantas. Já os agrotóxicos ou defensivos agrícolas, são produtos químicos utilizados para proteger as plantas contra pragas e doenças.

 

O tipo do solo influência na absorção dos nutrientes para as plantas

Verdade

É preciso preparar o solo para receber os fertilizantes, utilizando, por exemplo, práticas como plantio direto e adubação verde.

Essas práticas fazem com que seu solo tenha melhor estrutura e possa fornecer mais nutrientes à cultura.

 

Os fertilizantes minerais ou sintéticos são mais concentrados e de mais rápida assimilação pelas plantas. Já os orgânicos, apresentam concentrações menores de nutrientes.

Verdade

Os fertilizantes minerais são usados com o objetivo de disponibilizar prontamente os nutrientes para as plantas, enquanto os orgânicos são utilizados para promover o aumento da matéria orgânica, contribuindo também para a retenção de água e nutrientes, influenciando na fertilidade do solo a longo prazo.

 

O uso de fertilizante faz mal à saúde humana

Mito

Os fertilizantes contêm nutrientes para as plantas que, em geral, são os mesmos dos animais, onde inclui-se os humanos.

Os fertilizantes não alteram o DNA da planta. Em vez disso, eles melhoram seu crescimento e sua qualidade ao adicionar nutrientes importantes. A fertilização, quando feita da forma correta, tem um grande impacto no rendimento, aparência e valor nutricional das plantas.

 

Agora que você já conhece alguns dos mitos e verdades sobre o uso de fertilizantes, conheça também nossa linha de implementos para a distribuição.

Tags:

defensivos agrícolas, nutrientes do solo, fertilizantes, planta nutrida, nutrientes da planta, proteção da lavoura, fertilização