Representantes
Aproximadamente dois anos sem feiras e eventos com a presença de público. Claudiomiro dos Santos, Gerente Comercial da Jan, fala sobre como a empresa se adaptou a essa situação e quais as perspectivas para o retorno dos eventos.
1) Como foi o impacto do cancelamento de feiras e eventos em 2020 para a Jan?
Primeiramente, toda feira tem importância institucional. Portanto, o impacto inicial foi ficarmos com a exposição da marca um pouco comprometida, além de perdermos o contato com nossos clientes, pois a feira serve também como ponto de encontro e confraternização entre a empresa e os consumidores.
2) Como você avalia a influência dos meios de comunicação nesse período? Quais as estratégias para manter o estreitamento da relação empresa-cliente?
É importante ter um canal de divulgação das ações que a empresa desenvolve anualmente a fim de contribuir com o cliente. Nesse caso, especificamente, a comunicação das ações foi facilitada através das mídias sociais, estratégia menos explorada antes da pandemia, faltou o contato humano, o relacionamento interpessoal que no mundo agro tem muita relevância.
3) Você acredita que o retorno das feiras esteja próximo?
O retorno das feiras e eventos voltados ao agronegócio é esperado para o ano de 2022. Acredito que voltarão a ter a importância que sempre tiveram em nosso meio.
4) Como vê no futuro a realização das feiras quanto à adesão do público?
Durante este período pandêmico, foram testadas outras formas de expor os produtos das empresas. Em alguns casos são eventos híbridos, ou seja, no modelo presencial e virtual. Creio que é um direcionamento possível ao qual devemos nos preparar. O público está mudando rapidamente e as tecnologias são disseminadas fortemente através de troca de mensagens e mídias sociais. Grandes públicos como se tinha no passado creio que não voltaremos a ter.
5) Como a Jan está se preparando para voltar aos eventos? Vem novidades por aí?
Teremos novidade, certamente, e nos preparamos nos mantendo atentos e buscando formas de melhorar para que a Jan seja lembrada no momento da decisão do agricultor de comprar uma máquina agrícola.