+55 (54) 3332-6500

Não-Me-Toque / Rio Grande do Sul

Representantes

Redes Sociais:

Idiomas: Jan em Português Jan en Español Jan in Inglish

Representantes

Representantes Jan

Jan Agronews

Jan Agronews / Geral

7 AÇÕES PARA UM PLANTIO MAIS EFICIENTE DAS CULTURAS DE VERÃO

Chegamos à primavera e com isso já bate à porta o plantio das culturas de verão em todo o país. Com as temperaturas se elevando, preparamos sete ações primordiais para quem quer garantir mais eficiência e produtividade. Confira:

Chegamos à primavera e com isso já bate à porta o plantio das culturas de verão em todo o país. Com as temperaturas se elevando, preparamos sete ações primordiais para quem quer garantir mais eficiência e produtividade. Confira:

 

  • Plantio direto com rotação de culturas: se você quer conquistar índices elevados de produtividade em sua lavoura o plantio direto aliado à rotação das culturas é uma importante ação. Isso porque permite a conservação do solo, da água e dos nutrientes deixando o solo apto para abrigar as culturas por mais tempo.

 

  • Zoneamento agrícola de risco climático (ZARC): o ZARC é uma ferramenta de auxílio aos produtores, pois realiza o mapeamento e oferece um diagnóstico dos períodos mais adequados para o plantio, analisando a menor chance de redução da produtividade por condições adversas como seca, geada, granizo e alta temperatura.

 

  • Época de plantio: você sabia que governo brasileiro disponibiliza uma plataforma para você acompanhar a época ideal do plantio na sua região? Essa plataforma pode ser acessada pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e oferece uma visão ideal do melhor período para iniciar o plantio e assim proporcionar melhores condições de germinação à cultura.

 

  • Qualidade das sementes: a semente utilizada no plantio é primordial para o desenvolvimento da cultura. As sementes ideais para o plantio devem atender valores de vigor e germinação elevados para obter um desenvolvimento uniforme e aumentar o potencial produtivo da lavoura.

 

  • Genética: a genética das sementes e do solo precisam estar em equilíbrio para atender as demandas do desenvolvimento da cultura. Além disso, a genética define, por exemplo, o número de sementes a serem depositadas no sulco, bem como a sua resistência a condições meteorológicas e outros problemas que possam atingir a cultura.

 

  • Adubação: podemos dizer que esse é o “alimento” da planta. Há diversas formas de adubação - mineral, orgânica, foliar e biológica. A forma mais comum utilizada por produtores em nosso país é a mineral, em que parte ou o total da adubação pode ser feita a lanço ou no sulco de semeadura. Esse tipo de adubação diretamente no sulco é mais eficiente, pois o fertilizante é depositado estrategicamente para estimular o desenvolvimento radicular.

 

  • Máquinas agrícolas: não podíamos esquecer da importância da escolha dos equipamentos corretos para o plantio e da sua regulagem, pois ele é capaz de garantir mais produtividade ou diminuí-la caso não atenda às necessidades da lavoura. É importante ficar atento às especificações do equipamento e como ele se adapta à topografia local e cultura a ser plantada. Quando falamos de plantio, pensamos em precisão, por isso desenvolvemos a SNIPER, uma plantadora de precisão, ideal para as culturas de verão, que garante um depósito correto das sementes no solo e cobertura completa para uma cultura mais produtiva.

 

Gostou de conhecer essas sete ações para garantir mais produtividade na sua cultura de verão? Fique atento às novidades do JAN AGRONEWS e garanta mais resultados.