+55 (54) 3332-6500

+55 (54) 3332 6655

Não-Me-Toque / Rio Grande do Sul

decom@jan.com.br

Redes Sociais:

Jan Agronews

Jan Agronews / Feiras e Eventos

Participação da JAN na Liga das Indústrias de Não-Me-Toque

Um grande momento vivido pela Jan, neste ano de 2020, foi a participação, juntamente com outras empresas, da Liga das Indústrias de Não-Me-Toque.

Um movimento que nasceu da necessidade de superar a nova realidade imposta pela pandemia do Coronavírus, aliada à capacidade de inovar e do sentimento de irmandade que motivou as empresas participantes a se mobilizarem e buscarem saídas para a crise, fortalecendo seu compromisso social, contribuindo especialmente com as pessoas mais seriamente afetadas com a redução de empregos.

O evento foi organizado a partir de ações sociais para arrecadação de alimentos e ração para pets e de uma série de webinars, dentre os quais a Jan participou com o tema Alta Produtividade de Grãos: a relação entre plantabilidade e resultado, apresentado por Paulo Montagner, pioneiro no Brasil, no desenvolvimento de técnicas para o plantio. Participaram do bate-papo, Claudiomiro dos Santos, Gestor Comercial da Jan e Cesar Augusto, Especialista de Produtos da Jan.

Importantes informações foram trazidas durantes esta webinar, iniciando com a formação de um paralelo entre o processo produtivo com relação às antigas e atuais tecnologias e técnicas para o plantio. Em relação a este aspecto, foi destacado um significativo desenvolvimento, dado o potencial genético das sementes disponíveis, o que aponta para um futuro ainda mais promissor. Apesar dessa evolução bastante importante, Montagner destacou que ainda há a necessidade de o Brasil evoluir no preparo do perfil de solo, pulverização, introdução correta de insumos e fertilizantes e, especialmente, na questão da plantabilidade.

Sobre este processo, não existe uma relação direta com o grau de sofisticação das máquinas, já que a essência está na deposição correta das sementes e dos fertilizantes no solo, pela máquina, observando-se o correto espaçamento, profundidade e fechamento do sulco, afirmou Montagner.

O destaque desse webinar foi para a apresentação da SNIPER, tecnologia desenvolvida pela Jan Implementos Agrícolas para melhorar a plantabilidade. Uma tecnologia desenvolvida “de baixo para cima”, conforme destacou Montagner, que complementa: “A Sniper foi projetada com o objetivo de colocar a semente no solo com a melhor plantabilidade possível, garantindo germinação uniforme e o isolamento do fertilizante da semente, no momento do plantio. Além disso, a Sniper faz uma compactação com mínima remoção do solo, garantindo assim, sua proteção, o que afirma ter surpreendido, já que não há agregação de outros componentes, não acarretando custos maiores ao produtor.

Questionado sobre o que o mercado pode esperar da máquina, o especialista destaca: “garantia de plantio mais eficiente que as máquinas disponíveis no mercado, resultado de muita pesquisa para melhorar as situações nas quais ainda eram constatadas falhas”.

A exemplo das demais webinars apresentadas nesse circuito organizado pela Liga das Indústrias, tivemos, nessa oportunidade, mais um grande momento de muito conhecimento, inovação e interação, com projeções bastante positivas para o futuro da agricultura de precisão.