+55 (54) 3332-6500

Não-Me-Toque / Rio Grande do Sul

decom@jan.com.br

Redes Sociais:

Jan Agronews

Jan Agronews / Agronegócio

Dicas para um preparo do solo eficaz em sua propriedade

O período pré-plantio é primordial para uma lavoura com alta produtividade. O processo que envolve a preparação e fortificação do solo para semeadura tem o poder de definir como será a produtividade de toda a cultura.

O período pré-plantio é primordial para uma lavoura com alta produtividade. O processo que envolve a preparação e fortificação do solo para semeadura tem o poder de definir como será a produtividade de toda a cultura. Por isso, é sempre importante lembrar alguns procedimentos essenciais para o fortalecimento do solo visando obter um estande com grandes resultados.

Preparamos algumas dicas para relembrar e alertar aos produtores sobre algumas ações essenciais para que sua lavoura atinja a produtividade esperada. Confira!

 

  • Realize a aração do solo: a prática de arar o solo é extremamente necessária para romper a sua estrutura, facilitando o acesso das sementes a nutrientes importantes para seu desenvolvimento. Além disso, permite que as raízes penetrem profundamente no solo, fornece melhor ventilação para a planta, remove ervas daninhas e resíduos prejudiciais e favorece a atividade microbiota. É essencial que os equipamentos utilizados nesse processo atinjam as camadas mais superficiais do solo, assim garantindo as melhores condições à cultura.

 

  • Faça a correção topográfica do solo: a nivelação do solo é essencial para maior uniformidade no plantio e para evitar perdas com erosão ou acúmulos de água em enxurradas. É preciso ficar atento à declividade do solo para organizar soluções que melhorem o escoamento da água e a regulagem dos equipamentos para plantio, pulverização, entre outros.

 

  • Realize a correção do pH do solo: outra fase importante do preparo do solo é a correção do pH, principalmente nos terrenos mais ácidos. Ter o pH correto é importante para o crescimento saudável das plantas. Também é preciso estar ciente dos efeitos de longo prazo das diferentes práticas de manejo do solo.

 

  • Utilize fertilizantes para enriquecer o solo: para que o terreno fique mais “forte” e preparado para receber e garantir os nutrientes necessários para o estande, a fertilização tem grande papel nesse processo. Expor o solo ao contato dos fertilizantes com diferentes cargas nutritivas apresenta uma pluralidade essencial a ser adicionada posteriormente às plantas. Esse processo ajuda a melhorar a estrutura do solo, reduzir a perda de nutrientes, aumentar a capacidade de retenção e absorção de água, estimular o desenvolvimento de microrganismos benéficos, melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas, dentre diversos outros benefícios;

 

O solo é um depósito de todos os elementos que as plantas precisam para crescer: nutrientes, matéria orgânica, ar e água. Para que haja o correto desenvolvimento e crescimento das culturas, é necessário garantir condições ideais de todo o conjunto de elementos. Quando devidamente preparado e cuidado, o solo apresenta resultados mais positivos para a cultura e assim vemos lavouras continuamente mais produtivas.

 

Fonte: Terra de Cultivo Fertilizantes

Tags:

plantio, preparo do solo, aração do solo, correção topográfica, correção do pH, fertilizantes, matéria orgânica, nutrientes, produtor, produtividade